segunda-feira, 17 de novembro de 2008

História-Halterofilismo


O Halterofilismo surgiu na Grécia, notreinamento de atletas “que usavam os halteres como ponto deapoio/impulso” (Schermann), personificado no mito do lendárioherói grego Milo de Cróton. Segundo o mito, Milo de Crótondesenvolveu volume e potência musculares carregando diariamenteum bezerro até à sua maturação como touro, deixando implícitos osprincípios básicos, modernamente explicáveis cientificamente:metodológico – o aumento gradativo da resistência oposta aosmovimentos do corpo humano; biológico – estímulos às alteraçõesdo metabolismo muscular (propiciando reações orgânicas gerais )induzindo hipertrofia e potência musculares crescentes comorespostas orgânicas, para manutenção do equilíbrio homeostático,em reação aos estímulos crescentes das cargas aumentadasgradativamente. Na história do Halterofilismo, encontram-sefreqüentemente exibições folclóricas em feiras e de circos, deartistas exibindo corpos trabalhados e/ou executando provas deforça, seja puxando diversos tipos de veículos ou levantando pesos– inicialmente com enormes bolas interligadas por barras, asmarombas – com aferições reais ou falsas, preenchidas ou não comartefatos de chumbo. Deste jogo de aparências, provavelmente seoriginaram os preconceitos iniciais com relação à atividade gímnico-esportiva do Halterofilismo como aplicação e desenvolvimentomuscular puros, levando à criação da designação de Culturismo,que permitia sua inserção social.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Halterofilismo-Descriçao


Halterofilismo (ou levantamento de pesos) é um esporte cujo objetivo é levantar, do chão até sobre a cabeça, uma barra com o maior peso possível. Hoje em dia já não se usa mais o termo halterofilismo, no Brasil, por denominar genericamente todos os praticantes de atividades que envolviam o uso de halteres, que denota aquelas barras com pesos redondos fixos às extremidades; atualmente o equipamento usado no Levantamento de Peso é muito mais seguro e prático utilizando um sistema de barra específica com anilhas e presilhas especiais para garantir maior segurança ao atleta.
Num evento de Levantamento de Peso os atletas, divididos em quinze categorias de acordo com o seu peso, sendo oito masculinas e sete femininas, competem em duas provas: arranque (ou arranco) e arremesso. Na prova de arranco o atleta tem que levantar a barra acima da cabeça à partir do solo em um movimento único e contínuo; na prova de arremesso a barra é levantada primeiro até à altura dos ombros e depois, num segundo movimento também único e contínuo, é levantada até acima da cabeça. Em cada uma das provas os atletas dispôem de três tentativas para levantar a maior carga possível. O somatório dos maiores pesos levantados em cada uma das duas provas determina o total combinado que é a terceira disciplina da modalidade.